Como acrescentar a lista de contatos de e-mail do seu hotel
Frequentemente, os marketeiros da indústria hoteleira tornam as coisas mais complicadas do que precisam ser. Com o objetivo de proporcionar informações e ofertas relevantes para os hóspedes, muitas vezes eles complicam o processo de coleta de informações dos potenciais clientes, obrigando-os a fugir desse processo.
É cada vez mais importante coletar a maior quantidade de dados sobre seus clientes. Dessa forma, os marketeiros conseguem que os hóspedes deixem estes valiosos dados sem se aborrecer durante destas interações.
Qual é a chave? Começar com o básico
Em vez de pedir para os hóspedes preencher um longo formulário com o nome, número de telefone, e-mail, e endereço, peça simplesmente o e-mail. Tudo começa ali.
Qual é a finalidade disto: primeiro, você terá mais chances de obter essa informação porque leva menos de dez segundos escrever um endereço de e-mail.
Segundo: é uma oportunidade para discutir a sua proposta comercial.
Enfatizar o valor
Você pode dizer: “nós queremos saber mais sobre você para que possamos começar a personalizar as nossas mensagens e serviços. Queremos compartilhar as informações mais recentes sobre eventos e ofertas que são relevantes para você.” E tudo começa com um simples endereço de e-mail.
O primeiro e-mail é crítico
Logo que você tem o e-mail dos seus hóspedes, o próximo passo é enviar o primeiro e-mail. O e-mail de boas-vindas normalmente tem uma taxa de engajamento muito elevada. Se você pensar nisto: o cliente é quem faz a inscrição então é um e-mail que ele quer e espera receber. Win-win.
Coletar mais dados para provar o valor
Você deve continuar a coleta de dados dos seus hóspedes enquanto eles interagem com o seu hotel. Se você consegue o e-mail no momento da reserva ou durante o check-in, você deve associar o e-mail com os outros dados contidos no seu sistema.
E se o hóspede pedir para um upgrade no quarto? E se ele solicitar uma garrafa especial de vinho no jantar? Será que ele agenda uma visita no spa? Todas estas informações podem ser usadas para personalizar as comunicações e serviços. No final, a relevância do conteúdo das mensagens é a chave para manter os hóspedes envolvidos e felizes de receber suas comunicações.
Finalmente, o crescimento de sua lista de e-mails depende da facilidade do processo de obter a informação, o ênfase no valor, e depois, a prova deste valor com as comunicações pertinentes. Não faça seus clientes preencher um formulário longo. Peça só um tempinho deles e sempre tenha uma resposta para a sua pergunta, “o que que eu ganho com isso?”