Revinate
Revinate
Blog Articles

E-mail marketing de hotéis: 6 maneiras de receber mais respostas

Last Updated: October 21, 2022|Categories: Blog|Tags: |7.1 min read|

Criar e-mails que obtêm respostas é uma habilidade extremamente valiosa para marqueteiros. Respostas no mundo do e-mail marketing de hotéis normalmente equacionam em uma receita diretamente imputável – reservas diretas, upgrades, compras de cortesia e muito mais. Podem também produzir engajamento e desenvolver um relacionamento com clientes que reservaram com você no passado e torná-los mais propensos a fazê-lo novamente no futuro. Mas o que torna possível conseguir uma resposta de e-mail? Qual é o ingrediente secreto?

reading-grade_cuupoc

Há um monte de conselhos na web sobre como escrever um bom e-mail, desde a escrita em geral até modelos de e-mail pré-escritos. Mas quase nenhuma das recomendações mostra os dados por trás disso. Boomerang, um app do Gmail que adiciona envio programado e lembretes de e-mail, fez uma pesquisa para descobrir quais fatores realmente importam quando você quer que os usuários respondam aos seus e-mails. Por favor, note que nem todos os e-mails envolvidos foram e-mails marketing. Alguns deles eram e-mails de vendas e comunicação interna. Mas existem algumas grandes conclusões para o marketing também. Aqui estão os pontos básicos que são relevantes para profissionais de marketing de hotel:

  1. Escrever em um nível escolar

O estudo da Boomerang descobriu que e-mails escritos em um nível de leitura escolar foram excelentes. Eles forneceram um gritante aumento de 36% em relação aos e-mails escritos em um nível de leitura universitário e uma taxa de resposta 17% mais elevada em relação aos e-mails escritos em um nível de leitura de ensino médio.

Claro, sua agenda baseada nesses dados dependerá de qual segmento de hóspedes você deseja atingir ao compor um e-mail. Pense em quem são seus hóspedes. Por exemplo, se você estiver localizado ao lado da Universidade de Harvard, como é o caso do The Charles Hotel e seu banco de dados de hóspedes é provavelmente composto de pessoas que vêm à cidade para eventos relacionados a uma das melhores universidades nos Estados Unidos, então é uma boa ideia que você eleve o nível de sua escrita. Caso contrário, se você não tiver um motivo como esse para ajustar sua escrita, o nível escolar é um bom padrão. Uma das minhas ferramentas favoritas grátis para testar o nível de qualidade e legibilidade de um texto é o Hemingway App.

  1. Escreva com emoção

Outro fator significativo na determinação das taxas de resposta é o quão positivas (termos como ótimo, maravilhoso, encantado, satisfeito) ou negativas (termos como mal, ódio, furioso, terrível) são as palavras na mensagem. Nas conclusões da Boomerang, e-mails que foram ligeiramente a moderadamente positivos ou ligeiramente a moderadamente negativos suscitaram 10-15% mais respostas do que e-mails completamente neutros.

Traduzindo? Quando se dirige aos hóspedes, bajulação funciona, mas não bajulação excessiva. Taxas de resposta em e-mails positivos com um tom ligeiramente sereno atingiram cerca de 15% a mais que e-mails neutros. Depois disso, as taxas de resposta diminuíram conforme a quantidade de linguagem positiva excedeu o que seria considerado “normal” em um e-mail. (Observamos que, para hotéis, não é recomendado usar e-mails negativos para fins de marketing. Pode funcionar para algumas empresas, mas, em geral, a hospitalidade deve ater-se ao sentimento positivo.)

A Boomerang fez isso com análise de sentimento – uma ferramenta semelhante à que a Revinate usa em sua análise de dados de reputação de hotel. Eis como funciona a versão do Boomerang da ferramenta: analisadores de sentimento apresentam uma “pontuação sentimento” que varia de -1 (completamente negativo) a 1 (entusiasticamente positivo), com 0 representando um e-mail completamente neutro. Para que você compreenda, é assim que alguns e-mails positivos se parecem:

  • Ei, eu estava pensando em você mais cedo. Quer comer pizza?  0.0, realmente neutro. Uma pequena positividade iria aumentar a taxa de resposta.
  • Ei, eu definitivamente gostaria de te encontrar na próxima semana. Quer comer pizza?

0.35 sentimento positivo. Perfeito! É fácil adicionar o sentimento positivo a um e-mail – veja só.

  • Ei, seria muito bom te ver e conversar. Quer comer pizza? Sentimento positivo de 0.55. Isso também irá funcionar melhor do que um e-mail neutro, ainda que não tão bem quanto a versão acima.
  • Olá! Seria maravilhoso ver você! Quer comer pizza? Estou tão animado! Sentimento positivo de mais de 0,9       Este e-mail seria quase tão eficaz quanto um e-mail neutro – não é ruim, de fato, mas também não é ideal.

Testar o sentimento dos e-mails do seu hotel dá mais trabalho do que calcular o nível de leitura. Enquanto confiamos análises de sentimento em dados agregados com uma amostra grande como comentários on-line, sua melhor aposta para avaliar o sentimento de campanhas de e-mail individuais de seu hotel é o seu próprio critério.

  1. Mantenha-o curto (mas não curto demais!)

De acordo com o estudo da Boomerang, o ponto ideal para o tamanho de um e-mail é entre 50-125 palavras, o que gera taxas de resposta acima de 50%. Novamente, por favor, note que não se trata necessariamente de e-mails marketing, mas o argumento é o mesmo – ser breve e direto ao ponto. Menos texto em seu corpo de e-mail significa que as pessoas estarão mais propensas a clicar.

  1. Escreva pouco (muito pouco) no campo do assunto

Veteranos de e-mail marketing sabem que o teste do campo de assunto é um passo fundamental na concepção de uma campanha de e-mail que terá uma alta taxa de abertura. Da mesma forma, o tamanho do assunto afeta as taxas de resposta e o comprimento ideal é menor do que os pesquisadores no Boomerang esperavam. Assuntos com apenas 3-4 palavras receberam a maioria das respostas. Também é importante notar que a inclusão de um assunto é crucial: somente 14% das mensagens sem assunto receberam uma resposta!

  1. Tente usar perguntas

No corpo do seu e-mail marketing, pode valer a pena tentar fazer perguntas. O estudo da Boomerang descobriu que e-mails que fazem de 1 a 3 perguntas são 50% mais propensos a conseguirem uma resposta do que e-mails sem perguntas.

Veja como algo assim poderia funcionar para hotéis: digamos que um hotel imaginário no Colorado esteja enviando um e-mail para os hóspedes que ficaram no hotel previamente, no inverno, que é a alta temporada da estação de esqui. É verão agora, e o hotel dispõe de uma oferta totalmente diferente com o golf, mountain bike, rafting, passeios a cavalo e muito mais. Um e-mail para aqueles que se hospedaram no inverno em uma viagem de esqui poderia ser assim:

Olá, [nome do cliente].

Estamos muito contentes que tenha gostado da sua estadia esquiando com a gente, mas ficamos curiosos: o que você gosta de fazer no verão?

O e-mail então poderia incluir links (com fotos!) de pacotes de viagem em uma reserva de hotel e algumas das atividades de verão que o hotel oferece.

  1. Experimente com subjetividade

Se seu estilo de escrita natural mostra apenas os fatos, você deve considerar incluir mais opiniões e mais subjetividade em suas mensagens! De acordo com o estudo da Boomerang, quanto mais opinativo for o conteúdo do e-mail, maior é a taxa de respostas.

Claro, é melhor usar a regra de ouro do barman aqui: evite opiniões específicas ou muito fortes sobre assuntos delicados como religião, esportes e política. Por exemplo, você pode querer oferecer algo especial para trazer de volta os hóspedes que ficaram com o você durante as finais da NBA. E provavelmente está tudo bem em promover uma certa agitação sobre o jogo, mas nesta situação pode ser arriscado alinhar-se com um dos times.

Mas esta é uma oportunidade para fazer sua marca se destacar em uma caixa de entrada lotada de e-mails chatos e objetivos. Pense em algumas formas de se posicionar de maneira inofensiva.

Resumindo

Aqui está um resumo de práticas recomendadas da Boomerang para tornar mais provável que e-mails marketing do seu hotel consigam uma resposta:

    • Use frases mais curtas com palavras mais simples. Um nível escolar de leitura funciona melhor.
    • Tente incluir uma pergunta em seu e-mail.
    • Certifique-se que você incluiu um assunto! Concentre-se em 3-4 palavras.
    • Use um tom ligeiramente positivo, que tem melhores resultados que um tom completamente neutro.
    • Tome uma posição! Mensagens opinativas têm maiores taxas de resposta que as objetivas.
    • Escreva o suficiente, mas não demais. Tente manter as mensagens entre 50-125 palavras.

Related Posts

Insights that drive results

Subscribe now to get the latest content

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. *Required fields.

Name(Required)
This field is for validation purposes and should be left unchanged.