Como tornar o site do seu hotel mais fácil de encontrar no Google

A maioria dos hoteleiros com quem conversamos são bem conscientes da importância da classificação do seu site no Google. Mas a pergunta que muitas vezes nos fazem é: como chego à #1?

Um ranking elevado nos motores de busca não é resultado apenas da magia feita bastidores. O conteúdo da sua página desempenha um grande papel. Já falamos antes sobre como é importante criar um conteúdo único e envolvente para seu site. Além de cabeçalhos e conteúdo, seu site também tem de ser fácil de usar. Se seus hóspedes potenciais não podem encontrar rapidamente o que eles estão procurando, ou fazer o que vieram fazer, você vai perder o negócio.

Cabeçalhos

Essas marcas indicam os títulos e subtítulos entre o conteúdo em sua página e entre os mais importantes elementos de página para direcionamento de palavras-chave no Google.

Como as pessoas que visitam sua página normalmente não vão ler a página inteira, cabeçalhos são importantes para capturar a atenção dos usuários, permitindo-lhes rapidamente determinar a relevância de sua página. Já que 77% dos turistas de lazer mais abastados usam seus smartphones para obter inspiração de viagens em seu tempo livre, é essencial que seu texto esteja separado de uma forma que torne mais fácil a navegação.

Há seis níveis de cabeçalhos disponíveis, mas a maioria dos sites usa três ou menos. Cada nível denota uma certa hierarquia de importância, sendo que um (H1) tem mais relevância e seis (H6) é o menos relevante. Para que trabalhem corretamente, eles têm que estar em ordem, começando em um.

A tag H1 denota o título visível da sua página, então ela só deve ser usada uma vez. A tag H1 também tem mais importância do ponto de vista do SEO. Títulos carregam a tag H2 e, subtítulos, H3. Como os viajantes procuram informações muito específicas, você provavelmente nunca terá conteúdo suficiente para justificar o uso das tags H4-H6.

Além de ajudar com o direcionamento de palavra-chave nas SERPs, uma página bem organizada, com cabeçalhos apropriados, também aumenta a usabilidade do seu site. Esse é não é apenas um fator de classificação direta: uma melhor usabilidade significa que seus usuários estarão mais propensos a voltar e, por fim, a reservar em seu hotel.

Conteúdo

No passado, conseguir um ranking alto era fácil. Webmasters precisam apenas borrifar uma dose saudável de palavras corretas e qualquer página poderia subir até perto do topo no ranking dos motores de busca. Mas o algoritmo de busca de Google de hoje é muito mais sofisticado, apresentando mais sugestões de como os usuários interagem com a sua página, bem como certos indicadores de spam.

Com o Google de hoje, os fatores mais importantes de conteúdo incluem:

  • Qualidade
  • Legibilidade
  • Publicações recentes
  • Usabilidade

O conteúdo é o setor em que seu hotel pode realmente ajudar os viajantes a ver seu estabelecimento destacado em relação aos concorrentes. Enquanto a maioria dos hoteleiros pode não ter recursos para criar um estúdio de publicação como Marriott, ter histórias bem escritas e envolventes em seu site dará a você uma vantagem sobre a concorrência.

Legibilidade é chave ao direcionamento de pessoas que estão lendo on-line. No mínimo, seu conteúdo não pode ter erros de ortografia e gramática e, além de ser fácil de navegar, deve conter parágrafos curtos, pontos principais e ser escaneável. Com esse tipo de escrita você pode não ganhar um prêmio literário, mas os viajantes serão capazes de encontrar o que precisam facilmente, especialmente em um smartphone.

Conteúdo atualizado também é algo importante, já que a presença de temas recentes no site do seu hotel indica ao Google que sua página ainda é relevante. Certifique-se de que as suas informações relacionadas a viagens estão atualizadas e de que seu preço está correto. Como taxas mudam com frequência, mantenha-se bem informado sobre seu conteúdo para evitar que os viajantes se surpreendam quando chegarem à fase de compra.

Usabilidade

Além de criar conteúdo capaz de responder às perguntas dos viajantes, também é crucial que o site do seu hotel funcione bem.

Alguns elementos importantes para um site útil:

  • Todos os links estão funcionando
  • Viajantes podem encontrar rapidamente o que vieram buscar
  • O site é fácil para um estranho navegar
  • É fácil para os viajantes reservar on-line diretamente

Enquanto a experiência do usuário é uma disciplina técnica, uma maneira fácil de pensar nisso é se colocar no lugar do seu cliente. Não tenha medo de usar temas reais para testar seu site enquanto observa; você pode se surpreender com a quantidade de insights que podem ser coletados com um teste simples.

 

One response to “Como tornar o site do seu hotel mais fácil de encontrar no Google

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *